sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Boas vindas / Os primeiros dentinhos

Olá, mamães e papais!!! É com muita alegria que venho aqui mostrar pra vocês um cantinho para compartilharmos experiências de vida sobre o mundo de tooodas as mamães e papais corujas desse Brasil (e por que não do mundo?!): o blog Meu Bebê, meu mundo! Resolvi criar um espaço para as mamães e papais esclarecerem suas dúvidas sobre diversos assuntos que envolvem a saúde de seus bebês. A ideia veio depois de ver, em redes sociais, amigas com as mesmas dúvidas que a maioria das mães têm quando chegam nas consultas de puericultura do serviço de saúde onde trabalho. Então, sinta-se à vontade para chegar, comentar, interagir, sugerir temas, perguntar. Este blog é feito pra vocês com muito carinho!!!! 




Os Primeiros Dentinhos


E para começar com as postagens informativas, venho trazer um dos temas mais intrigantes e que frequentemente deixa as mamãezinhas cheias de dúvidas: os primeiros dentinhosHoje, uma querida amiga expôs numa rede social uma pergunta: É possível que o aparecimento dos primeiros dentinhos possa causar diarreia? Além disso outras mamães sempre perguntam se é verdade que pode haver febre e outros sinais e sintomas associados com o aparecimento da primeira dentição dos bebês. 




Ainda não há um consenso entre os estudiosos sobre esse assunto. Alguns pediatras acham que o aparecimento simultâneo desses sintomas ocorre por acaso; já outros defendem que eles realmente têm relação direta com a eclosão dentária.
Mamães que participaram de um estudo realizado por pediatras relataram que os sinais e sintomas mais comuns relacionados  a erupção dos primeiros dentes observados em suas crianças foram: irritabilidade, levar a mão à boca, aumento de salivação, perda apetite, febre, sono inquieto e diarreia (este último, é o mais comum sintoma dentre os citados).
Estudos afirmam que a diarreia pode estar relacionada com o fato do bebê sugar o dedo em condições precárias de higiene e isso está associado às infecções intestinais. (as mãos sujas são fontes recorrentes de infecções para qualquer pessoa, e muita gente pega nas mãozinhas do bebê sem antes lavar as próprias mãos).
Durante o crescimento dos primeiros dentinhos ocorre uma reação inflamatória nas gengivas do bebê para que elas se tornem mais maduras, fazendo com que o bebê produza mais saliva; essa inflamação causa irritação gengival, o que faz com que o bebê leve a mão à boca mais vezes para tentar aliviar o desconforto; também ocorre dor devido às lesões que se formam com a erupção dos dentes, e com isso, o bebê passa a ter dificuldades para se alimentar. Todo esse processo inflamatório pode causar febre e diminuição da defesa natural do organismo do bebê; com a queda da imunidade o bebê tem uma probabilidade maior de contrair infecções e pode apresentar diarreia, resfriados, problemas na pele.
A irritação gengival pode ser aliviada através  do uso de mordedores macios e gelados que contém gel no interior; devem ser mantidos na geladeira quando não utilizados e devem ser conservados muito bem limpos. Também pode haver indicação médica de pomadas específicas para o surgimento da primeira dentição e que possuem componentes anti-inflamatórios e anestésicos locais que ajudam a aliviar o desconforto e irritação causados pelo aparecimento dos primeiros dentes.
Todas essas modificações que ocorrem com o bebê na fase de aparecimento dos dentinhos requerem bastante atenção, cuidado, carinho e paciência. Alguns sintomas que surgirem podem não estar necessariamente ligados ao aparecimento dos dentes, então fique atento e procure um serviço de saúde se seu bebê apresentar febre alta ou por tempo prolongado ou diarreia (a fim de evitar desidratação ou outras complicações). 


Beijinhos com amor,

Elis.







Nenhum comentário:

Postar um comentário